18.11.09

» Experimental concert of the Lisbon-based Duo of turntables and drums Pedro Lopes & Gabriel Ferrandini »

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Organization and poster of the experimental concert
of the Lisbon-based Duo of turntables and drums
Pedro Lopes & Gabriel Ferrandini

@ Café au Lait [Porto]


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
»»»»»»»»



















»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»



»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»























































images by EDITMAKEMIX









Duo Pedro Lopes & Gabriel Ferrandini

[Estreia mundial do duo de electrónica/turntables e bateria]

seguido de DISCÓIDE_INTERGALACTIC DJset por Pedro Lopes


18 OUTUBRO (domingo)

19h ENTRADA LIVRE


Poucas vezes surgido em cena, e de cada uma com coordenadas totalmente distintas, o duo de electrónica e bateria não tem padrões nem referências definidas. O que quer dizer que neste território muito, quase tudo na verdade, está por fazer. É a tal que se propõem Pedro Lopes e Gabriel Ferrandini, o primeiro com um gira-discos processado digitalmente e ligado a um amplificador de guitarra, com manipulações de vinis cortados ou de fabrico “homemade” recorrendo a agulhas danificadas, o segundo com um “kit” de bateria e percussão. Apesar do semelhante instrumentário e do mesmo alinhamento pela livre-improvisação, a parceria há uns anos estabelecida entre o mestre dos gira-discos Christian Marclay e Gunter Muller não chega a ser um exemplo, pois na altura da gravação de “Live Improvisations” já o baterista suíço de origem alemã privilegiava a utilização de dispositivos electrónicos – hoje, de resto, toca apenas com iPods e “delays”. Assumindo por inteiro a formatação electroacústica escolhida, no que esta tem de mais híbrido (à linguagem electrónica juntam-se sintagmas do jazz), é outro o caminho que Lopes e Ferrandini procuram percorrer. O de uma música exploratória muito aberta e respirada, que pode ir do “near silence” até ao noise mais brutalista, sem saltar etapas nem excluir possibilidades.

por Rui Eduardo Paes


Para Pedro Lopes a tecnologia é um meio e não um fim. A actividade musical que vem desenvolvendo inclui o computador mas passa também pela utilização de “gadgets” analógicos, na maior parte dos casos circunscrita a uma prática improvisacional que denota o seu gosto pelo jazz. Com vocação intermedia, trabalha frequentemente com artistas visuais e performativos. O seu percurso passou por uma colaboração com Carlos “Zíngaro”, concertos com o Riot Trio e a junção ao colectivo de gira-discos Whit, tendo como ponto alto a constituição do trio OTO, vencedor do Concurso de Projectos Artísticos da Fundação de Serralves. O envolvimento que vem mantendo com a “radio art” traduziu-se já nas apresentações de “Backyard Radio FM” na Transmediale de Berlim, com Diana McCarty, Pit Schultz, Sarah Washington e Knuth Aufermann, de “Majhora FM” em Serralves, com Manuela São Simão e Joana Mateus, e de “Le Message / The Message” em South Devon, no Reino Unido, com Mush von Namek. A crítica já o vê como o mais completo representante da novíssima geração da música experimental.

http://web.ist.utl.pt/Pedro.Lopes

http://www.myspace.com/wwhit

http://oto.pt.vu


Gabriel Ferrandini é, por sua vez, a imagem da música universal que toca. Nasceu em Monterey, na Califórnia, filho de pai português natural de Moçambique levado para o Brasil com apenas 2 anos de idade e de mãe brasileira com ascendência italiana que foi viver para os Estados Unidos na adolescência. Em Portugal, este “cidadão do mundo” está a tornar-se muito rapidamente num dos mais importantes bateristas em actividade nas áreas do jazz e da música livremente improvisada. Com o Motion Trio de Rodrigo Amado, o Red Trio, o Nobuyasu Furuya Trio, o grupo noise Flu e em outros contextos, entre os quais se contam as prestações públicas que teve com figuras de renome como Rob Mazurek, Alberto Pinton, Alfred “23” Harth, Raymond Strid e David Stackenas, entre outros, Ferrandini impôs uma perspectiva muito pessoal do trabalho com as baquetas, algures entre os estilos de Paul Lytton e Paal Nilssen-Love. Como já assinalou a revista jazz.pt, “o futuro espera-o”.

http://www.myspace.com/gferrandini

http://www.myspace.com/redtriospot

http://www.myspace.com/fluband

http://www.tremazul.com/groupartist/nobuyasu-furuya-trio


biografias por Rui Eduardo Paes

http://rep.no.sapo.pt

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

concerto transmitido pela Rádio Zero em http://www.radiozero.pt

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

No comments:

Post a Comment