30.6.10

[IN BETWEEN] radio pieces presented at Museu das Comunicações [Lisbon]

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

[IN BETWEEN] radio pieces

curated and organised by EDITMAKEMIX

Sound exhibition at The Communications
Museum, part of RADIA LX 2010
INTERNATIONAL RADIOART FESTIVAL

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

Dias 1,2 e 3 de Julho de 2010 realiza-se a terceira edição do RadiaLx, Festival Internacional de Rádio Arte, único em Portugal no género.

Produzido pela Rádio Zero, o festival promove a criação e divulgação de formas diferentes de fazer rádio, contando com três dias consecutivos de emissão na Rádio Zero na frequência local de 99.0MHz em Lisboa e emissão online simultânea.

Mais de 100 artistas nacionais e internacionais contribuem para uma programação que inclui também emissões em directo, não só de vários pontos da cidade, como de outros países em colaboração com a rede internacional “Radia”.

Os eventos e as emissões propõem novas e esquecidas formas de fazer rádio, desafiam as ideias convencionais de transmissão e comunicação e atravessam géneros estabelecidos, com o propósito de enriquecer a nossa experiência de escuta e encorajar a discussão pública sobre o uso criativo e o acesso público à rádio.

O Festival coloca uma ênfase na criação em directo a partir de vários espaços de Lisboa e na parceria com várias instituições. A Fundação Portuguesa das Comunicações, em parceria com o Museu da RTP, apoia o festival e acolhe no Museu das Comunicações a exposição [IN BETWEEN], com curadoria de Manuela São Simão.

[IN BETWEEN] Radio Pieces desenrola-se simultâneamente na transmissão radiofónica e na exposição sonora no Museu das Comunicações. Aqui cada peça de um minuto é associada ao artista/músico que a produziu, em que o mote de um minuto dado ao mesmo, vem subverter a ideia de separador ou jingle radiofónico.

[IN BETWEEN] é um projecto motivado pelo interesse que funde a produção artística contemporânea com o suporte radiofónico. Uma vontade de desafiar artistas de diversas áreas, cuja produção para rádio já seria em alguns casos uma experiência assumida, noutros um desafio à espera de ser estimulado.
Manuela São Simão é licenciada em Belas Artes e tem vindo a actuar como performer em projectos multidisciplinares e de arte pública que privilegia pelo seu carácter relacional. O interesse pela rádio e arte sonora é recente e representa uma forte motivação para projectos curatoriais para como este.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

http://www.fpc.pt/FPCWeb/displayconteudo.do2?numero=22025

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»






No comments:

Post a Comment